Joalheiro, ourives, designer...
Sim, Marcos Rosemberg faz tudo, todos os processos, do desenho , liga de metais, cravação de pedras, a execução de cada peça, cuidadosamente, de forma artesanal e unica.
Com uma grande capacidade autodidata, iniciou sua carreira já na adolescência com artesanatos em metais simples, fios e sementes. Fez uma pausa para uma experiência acadêmica e profissional na área do comercio exterior, mas retornou a arte da joalheria decidido a consolidar uma carreira a ele predestinada. Em 2006, Marcos fez um curso técnico de joalheria no SENAI-RS e logo depois montou um ateliê em Porto Alegre - RS, sua cidade natal, onde começou a desenvolver seu trabalho artístico. Em 2007, Marcos decidiu que era hora de aprofundar sua visão estética sobre a joalheria. Mudou-se para Copenhagen (Dinamarca) e, lá, teve a oportunidade de aperfeiçoar o seu trabalho estudando design de jóias no Instituto de Metais Preciosos, ao mesmo tempo em que foi aprendiz no atelier dos joalheiros Marco e Carolina Vallejo - que são joalheiros artistas reconhecidos pela originalidade dos seus trabalhos.
Desde então Marcos vem aperfeiçoando suas técnicas, com profunda pesquisa e experimentação com técnicas de joalheria ancestral, como o Mokume Gane - técnica japonesa que mescla materiais de modo a formarem desenhos que lembram veios de madeira, Keum-boo - técnica milenar coreana que consta na aplicação de folha de ouro de 24k sobre a prata, e variadas técnicas de esmaltação.
Tem atuado como professor, em cursos de joalheira, já participou de diversas exposições, no Brasil e no exterior, e comercializa seu trabalho no Brasil, EUA e Europa.